- Área: 295 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Patrícia Correia
-
Fabricantes: AYLE Design, Bamena, Candigres, Efapel, Extrusal, Sanitana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa está inserida num lote de terreno com uma área generosa nos arredores de Penafiel, norte de Portugal. A ausência de tensões na descaracterizada envolvente rural, guiou a sua estrutura para um arranjo completamente simétrico. Desta forma, a casa pousa no chão como um templo, ignorando quase completamente a sua envolvente. E como na arquitetura clássica, o programa interno é submisso à estrutura da casa, a qual é inteiramente revelada no seu exterior e interior.
Nas fachadas, e com a consciência desta abordagem clássica, optamos por utilizar materiais que revelassem a passagem do tempo. O betão aparente e estrutural é então destacado pelo tijolo de face à vista branco assentado com junta em prumo ou amarrada. Esta dualidade de materiais e variação de padrões criou um segundo layer de desenho sobre as fachadas simples e simétricas, tornando a materialidade da casa parte da composição geral.
O volume é composto por uma cave, onde se encontram a garagem e as instalações técnicas, e rés-do-chão, onde todos os espaços sociais e privados tomam forma. Os acessos pedonais e automóvel são visualmente e esquematicamente independentes, uma vez que provêm de duas ruas diferentes, com elevações distintas, característica que permitiu preservar a inserção clássica da casa no terreno.